Mobilização Geral para cobrar o Estado de Minas Gerais acontece na capital

Em 21/08/2018 às 14:37:19

Mais de 500 prefeitos do estado de  Minas Geais estão hoje, 21 de agosto, em Belo Horizonte participando da manifestação. Uma mobilização organizada pela Associação Mineira de Municípios a AMM, que acontece na cidade administrativa. O motivo: a dívida do Estado com os municípios. O prefeito Rodrigo Lopes está participando do movimento que pretende chamar a atenção dos órgãos de fiscalização como Ministério Público e o Tribunal de Contas para que se atentem a essa situação de emergência.

“É um desrespeito o que estamos vivendo. Não só hoje, mas os municípios mineiros podem parar de vez por esse colapso financeiro, por falta do repasse de recursos.” Afirmou o prefeito Rodrigo Lopes.

Prefeito Rodrigo Lopes participa da manifestação em Belo Horizonte

Para Andradas o Estado deve atualmente quase 10 milhões de reais o que significa 10% do orçamento total. A dívida com os municípios mineiros já chega a R$ 7,6 bilhões e as prefeituras já não têm mais como arcar com os serviços básicos e essenciais à população. A mobilização busca cobrar uma postura firme do Estado no sentido de pagar o que é devido, em especial o FUNDEB, que já ultrapassa R$ 2 bilhões, que inviabiliza o pagamento dos servidores da educação nos municípios.

Em muitas cidades as prefeituras não estão fazendo atendimento na data de hoje, porém em Andradas o  serviço segue normalizado.  Faixas foram instaladas no Paço Municipal a fim de informar a população e também como forma de manifestação contra a falta do repasse de recursos .

“Estamos aqui lutando para reverter este quadro. Cobrando nada mais nada menos do que é direto das prefeituras e dos cidadãos, queremos que nos paguem o que nos devem.” Concluiu o prefeito.