Mês da Amamentação traz programação especial para as futuras mamães - Portal da Prefeitura Municipal de Andradas

Mês da Amamentação traz programação especial para as futuras mamães

Em 06/08/2018 às 15:15:14

Em um momento histórico, por meio da Lei Nº 13.435, de 12 de abril de 2017, foi instituído que o mês de agosto é o Mês do Aleitamento Materno, conhecido também como agosto dourado.  A Secretaria de Saúde e Ação Social, em parceria com o Materno Infantil preparou uma programação especial para conscientizar e comemorar essa data tão importante para mamães e bebês. No dia 14 de agosto, as 19h30 no auditório da SACMA, será realizada uma palestra para os profissionais de saúde  com Dr. Márcio Eli de Pontes com o tema: Incentivo ao Aleitamento Materno.

Para a população de Andradas A Hora do Mamaço, evento tradicional em todo o pais, vai acontecer no dia 25 de agosto das 09h as 11h. Um café da manhã e uma roda de conversa com profissionais da saúde em frente a Igreja Matriz vão proporcionar um momento único para as participantes.

Hora do Mamaço reuniu diversos participantes em 2017

Este ano o tema “Amamentar é a base da vida” aborda uma visão diferente onde o objetivo principal além da sensibilização e da importância do ato de amamentar o foco será também as crianças: a futura geração que será fundamental para a mudança da cultura atual do aleitamento materno em nosso país. A infância é a BASE. Base também para a formação de uma cultura consciente, atuante e transformadora. 95 cidades participaram no ano passado e a meta para 2018 é que mais de 100 cidades em todo país estejam unidas na Hora do Mamaço.

Também acontecem de 22 a 24 de agosto palestras no Materno Infantil as 8h30 da manha.

A amamentação é um direito e um benefício sem contra indicações.  O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é de aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais. A Prefeitura Municipal convida as famílias a participarem das manifestações a favor da amamentação.