Cultura - Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2020

ENCONTRO DE FOLIA DE REIS DO DISTRITO DO CAMPESTRINHO

ENCONTRO DE FOLIA DE REIS DO DISTRITO DO CAMPESTRINHO Aconteceu no sábado, 4 de janeiro, o Encontro de Folias de Reis do Distrito do Campestrinho. A organização do evento ficou sob a responsabilidade do Sr. Rafael Anastácio e família, e da Prefeitura Municipal de Andradas. Sete companhias de Folia de Reis participaram do encontro: Cia. de Reis Barro Amarelo, Cia. Estrela Guia, Cia. de Reis Mogi Guaçu, Cia. Nossa Senhora da Guia, Cia. de Reis de Monte Sião, Cia. de Reis de Bandeira do Sul e Cia. de Reis de Ouro Fino. O evento contou com a presença de aproximadamente 1250 pessoas, entre moradores locais e turistas, que, além de acompanhar os festejos desta tradição, ainda se deliciaram com um almoço que foi servido pelos organizadores de forma gratuita. A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira, possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos). No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Andradas possui duas companhias de Folia de Reis, a Cia. Estrela Guia, com atuação na área urbana e a Cia. Nossa Senhora da Guia no Distrito do Campestrinho, ambas são reconhecidas como patrimônio imaterial do Município e do Estado de Minas Gerais desde 2017. Fonte: Site Toda Matéria.