Secretaria Municipal de Turismo e Cultura promove ação de divulgação dos patrimônios culturais da cidade

Em 13/11/2017 às 15:32:26

Alunos do Projeto Escola Integral Vida Nova AABB participaram de uma visita no dia 08 de novembro,  na  Adega Izidro de Andradas . O trabalho faz parte de um projeto de divulgação dos patrimônios culturais materiais e imateriais do município, que a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da prefeitura de Andradas está realizando junto as instituições de ensino da cidade.

63 alunos puderam conhecer o interior da Adega Izidro. Apreciaram a arquitetura do local e a sua funcionalidade, descobriram a história da Adega, visitaram o laboratório, o galpão de armazenamento e  conheceram o  processo de fabricação da bebida.

O principal objetivo da ação foi o de implementar a política da educação patrimonial, que consiste em fazer com que as novas gerações possam conhecer melhor a história da cidade, valorizando mais à cultura e a à memória de todos. Ações como essas fazem com que os participantes tenham a noção de pertencimento de identificação, portanto, tornam-se assim agentes da história.

“Para proteger um patrimônio cultural, seja ele material e imaterial, é extremamente necessário que se conheça o que esse patrimônio significa, ou seja, são nessas ações que se esclarece aos participantes o quanto é importante cuidar, preservar e manter vivo o patrimônio, já que a Adega Izidro é uma marco tão importante na cidade de Andradas, pois foi uma vinícola que empregou centenas de trabalhadores andradenses, possibilitou o intercâmbio cultural entre portugueses, brasileiros e italianos que trabalhavam na indústria do vinho; levou, através dos vinhos  o nome de Andradas aos mais variados locais do Brasil. Mas também, o prédio da Izidro é de uma beleza arquitetônica única, pois foi todo projetado pelos portugueses da Ilha da Madeira."  Concluiu o Historiador Ricardo Souza

Outras escolas também vão participar desta ação do setor.

Laboratório de análises dos vinhos da Izidro.

A Adega Izidro

A adega Izidro foi inaugurada em 1959, seguindo os padrões e técnicas de produção do Vinho tipo Madeira, proveniente da Ilha da Madeira , uma ilha que é território de Portugal, mas que se localiza no oceano Atlântico.

Andradas foi o local no Brasil escolhido pela empresa portuguesa por reunir todas as características que possibilitariam um vinho com a qualidade do produzido na Ilha da Madeira. A arquitetura tem grande influência portuguesa.  O prédio foi tombado pelo Decreto nº 1628, de 19 de outubro de 2015.

Devido a crises financeiras, a empresa foi vendida para a Piagentini (de Caxias do Sul –RS) no começo da década de 80.