Prefeitura Municipal de Andradas realiza Conferência de Educação

Em 13/11/2017 às 13:16:53

A Prefeitura Municipal de Andradas, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realiza nesta segunda-feira, 13 de novembro, a Etapa Municipal da Conferência de Educação de Minas Gerais. O evento ocorre a partir das 18 horas na Câmara Municipal e tem como tema "A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais - SIEP/MG e a Implementação dos Planos de Educação”.

A Conferência possui caráter mobilizador e deliberativo e apresentará um conjunto de propostas relativas à implementação do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais- SIEP/MG, ao monitoramento e à avaliação do Plano Nacional de Educação - PNE, o corpo da lei, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política nacional, estadual e municipal, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos e a avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. As discussões e os delegados escolhidos durante a etapa municipal serão apresentados na etapa territorial.

Os eixos discutidos durante a conferência serão:

I - Planos decenais e SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; social.

III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle.

IV - Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão.

V - Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.

VI - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde e gestão.

VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social. SIEP/MG.