Projeto Escola Integral apresenta culminância de projeto sobre trabalho infantil

Em 06/10/2017 às 16:51:05

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer apresentou nesta quinta-feira, 05 de outubro, a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Escola Integral “Vida Nova” com o tema “Valorização da infância em Andradas: contra o Trabalho Infantil”. O evento, realizado na Câmara Municipal, contou com a participação de 53 alunos que apresentaram o tema através de teatros, danças, paródias, textos, desenhos, entre outros.

O Projeto Escola Integral “Vida Nova” trabalha desde 2013 o projeto sobre o Trabalho Infantil. O objetivo é conscientizar e sensibilizar as crianças para que vivam a infância, aproveitando essa fase para estudar e brincar, e trabalhar apenas na idade correta. Os trabalhos desenvolvidos dentro de sala de aula mostra para os alunos, através de fotos vídeos e histórias, a realidade de muitas crianças brasileiras que são obrigadas a trabalhar e não tem a oportunidade de estudar e brincar. É mostrado também a diferença entre o trabalho infantil, que é aquele onde a criança sofre exploração e é privado dos seus direitos, da ajuda nos afazeres domésticos, colaborando com a família e despertando a responsabilidade desde pequeno.

O projeto “Valorização da infância em Andradas: contra o Trabalho Infantil”, desde sua criação, já recebeu diversos prêmios. Foi ganhador do Prêmio de Boas Práticas Mineiras da AMM, foi reconhecido pelo Ministério Público do Trabalho e pela Promotoria de Pouso Alegre. Dessa vez, as crianças foram premiadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, que doou vários brindes para os participantes.