Educação - Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

Comemorações do Dia da Consciência Negra

Desde 2003, no dia 20 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra, esta data foi definida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Em nosso município a data é comemorada desde 2016. Em Andradas as comemorações aconteceram na Praça Dr. Edmundo Venturelli, na manhã da última terça-feira, sob a organização da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e cultura. O evento teve inicio com uma palestra do Historiador Ricardo Souza, sobre o contexto histórico da data 20 de novembro, bem como, a história da escravidão no Brasil, em Minas Gerais e em Andradas. Na sequência houve uma apresentação do grupo de Capoeira, sob o comando do Mestre Thiago. A Capoeira possui origem genuinamente brasileira e é considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, além de patrimônio nacional e local.   O evento foi finalizado com um sarau de poesias apresentado pelo Coletivo Caracol e aberto para a participação de qualquer pessoa presente que desejasse se manifestar. Um ponto auto das comemorações foi à participação da aluna Ingrid Vitória Nunes da Escola Estadual Cel. João Mosconi, que apresentou uma manifestação através de rimas que emocionou grande parte do público presente. Durante o evento também aconteceu exposição de desenhos e feira de artesanato.