Dia Nacional da Saúde

Em 05/08/2017 às 08:18:15

Dia Nacional da Saúde

É comemorado no dia 5 de agosto em todo o país, o Dia Nacional da Saúde.  A Prefeitura Municipal de Andradas salienta a importância da data e faz um balanço das atividades do primeiro semestre.

A policlínica central realizou mais de 10 mil atendimentos, além de 5.700 no materno e 2043 na saúde bucal. Andradas bateu as metas de vacinação atingindo 95% da população.

A Prefeitura já investiu neste ano mais de 2 milhões de reais na Santa Casa de Andradas.

Saúde é a base fundamental para boas condições de vida de uma população. Por lei, a cidade deve investir 15% da receita em saúde, mas a administração fez mais e investiu 26,21% de sua receita.  Os números mostram a dedicação e seriedade no trabalho realizado pelos profissionais de Andradas.

Origem do Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Oswaldo da Cruz nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.