Reunião com vitivinicultores de Andradas traz boas noticias para a cidade

Em 12/06/2017 às 12:51:30

Aconteceu no dia 8 de junho, na Prefeitura Municipal de Andradas uma reunião com os representantes das adegas da cidade em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Andradas. Na pauta uma tradição do município: o vinho.

Os vitivinicultores foram informados que o trabalho da Prefeitura Municipal junto ao ministério da Agricultura trouxe resultados. Os produtores procuraram o setor para auxiliar nas adequações exigidas pelo Ministério que vem em forma de curso orientar as adegas nessa atualização na linha de produção.

Os ficais e técnicos do ministério da Agricultura estarão na cidade desenvolvendo uma capacitação e auxiliando em todas as adequações que foram solicitadas.

O curso será realizado de 19 a 22 de junho no auditório da Casa Geraldo. Será um intensivo teórico inicial e posteriormente um trabalho de campo. Todos os vitivinicultores irão participar. Além disso foi tratada a possibilidade de reconhecimento pelo governo do estado  o APL do Vinho – Arranjo Produtivo Local - que além de dar visibilidade para o setor, também traz benefícios para  os empresários como financiamentos, linhas de credito e promoção da marca e produto comercializado.

Andradas também foi convidada a participar do seminário de enologia, realizado pelo Ministério do Turismo, na cidade de Bento Gonçalves trabalhar o turismo de vinho. Outro assunto em destaque na reunião, foi com a participação da professora assistente doutora de Museologia Marilia Xavier, que esta auxiliando no desenvolvimento do Museu do Vinho. O Plano museológico é um projeto que está sendo feito em parceria com a associação amigos da cultura e a Prefeitura Municipal, para a implantação de um museu com o objetivo de preservar a cultura e tradição do vinho na cidade.

Para encerrar, a Festa do Vinho não poderia deixar de ser tema da reunião. A participação dos vitivinicultores é de essencial importância para a continuidade da tradição e preservação da cultura local.